Friday, March 25, 2005

A quem a cabeça não vê e o coração só pensa.

Hoje, mais que nunca, acho que tenho aquilo a que normalmente se costuma chamar "saudades". Dou por mim a ver fotografias velhas, a ler textos e a ouvir músicas que me façam lembrar, ou simplesmente a rever momentos vezes sem conta na minha mente... como se fosse um filme onde eu pudesse simplesmente carregar stop, fazer rewind, voltar para trás... e repetir em câmara lenta.
Não sei quanto tempo é que é preciso para se gostar verdadeiramente de uma pessoa, ou pelo menos para nos apercebermos que gostamos verdadeiramente de alguém. É uma coisa que varia. Também não sei quanto tempo é que precisamos de estar afastados de alguém para sentirmos saudades sem se tornar ridículo. Porque também depende do tempo, ou da distância. Ou se calhar só da pessoa.
Fiz uma lista. Tem oito pessoas. A Marta, como é óbvio. Apesar de receber mensagens dela todos os dias, não é suficiente... mas ela, com o seu estatuto de "Melhor Amiga" não me deixa chegar ao ponto da tristeza profunda por não estar comigo... Basta olhar em volta, olhar simplesmente para a esquerda e vejo-a, não a sorrir, mas com aquele olhar por baixo do boné. E aí sinto que não preciso de mais nada. Porque cada uma de nós guarda sempre um bocadinho da outra em si, como boas siamesas que não podíamos deixar de ser.
A Simons, #2 da minha vida, de quem simplesmente não me consigo separar. Se não fosse ela, e aquelas conversas até às 4 da manhã de rir, chorar ou se calhar apenas desabafar tudo aquilo que me fazia confusão na altura, não sei não... sou sempre e para sempre a pita dela, aconteça o que acontecer, e mesmo que ela agora esteja lá na sua terrinha, ou talvez em Lisboa sem me dizer nada, é das poucas pessoas que me acalma verdadeiramente. Sempre.
O Zé... não podia deixar de ser. Não há maneira de dizer tudo o que nós já passámos, tudo o que aconteceu, tudo o que ainda acontece... Como eu já não seria capaz de viver sem ti e como ao teu lado me sinto sempre segura, quer seja no meio da escola (aka. prisão) ou na loja do homem das tatoos e dos piercings ilegais. Obrigada por seres quem és e por me fazeres quem eu sou.
A Bola, porque há 6 anos que foi a minha "primeira amiga" das férias e a partir daí tudo o que já fizemos foi sempre momentos Kodak, daqueles que gostamos de ter fotografados para nunca mais nos esquecermos, e não é por acaso que tenho a nossa fotografia de há 3 anos no Largo Sta. Kuka no placard; porque ainda dormimos as duas na mesma cama quando não nos deixam juntar os beliches, e combinamos a roupa sempre antes de ir para lá, e porque temos os nossos atrofios e músicas e cantamos o "Make Love" enquanto tomamos banho com o Axe verde.
A Bé, por tudo o que já lhe fiz, por tudo o que já me fez, por aquilo que já lhe perdoei e por aquilo que ela já me perdoou, por ainda ter os postais do Magnum cá em casa, por cantarmos as Onda Choc, por me preocupar tanto com ela, por levar comigo os ténis podres para o raid em que chovia, por já se ter passado tanta coisa e por não termos que ser sempre como os outros querem que nós sejamos, e por a estar a ensinar a seguir o coração.
A SL, porque é a minha estrelinha, porque é a miúda mais querida do mundo, porque estas férias não havia nada que mais me alegrasse do que ouvir apenas um "olá sara!" vindo dela, por nos termos fartado de chorar na nossa despedida, porque dia 30 de Abril lhe pertenço, porque ela está na minha Wall Of Fame e não é por acaso.
A Mariazinha, por ser a minha menina de papel, a minha ciumentazinha, a maior surpresa da minha vida... como o Zé disse e bem, esta menina é um bombom. E tudo o que eu possa dizer dela não é suficiente. Porque estes três meses foram mais que suficientes para eu me aperceber o quanto ela é importante para mim (e vai ser SEMPRE).
A Caroline... pois, a Caroline. Que me tem ajudado imenso nestes últimos tempos, e que também se revelou ser simplesmente fantástica... Quem diria, hã? Nós as duas... Acho que há uns tempinhos ninguém dava nada pela nossa amizade e olhem para nós agora. Pelos nossos sorrisos 360, aqueles que eu te consegui contagiar. Por tudo o que fizemos uma pela outra, acho que não há uma única coisa que não tenha feito a diferença (até aqueles filmes terça feira à tarde serviram para agoirar o futuro... nem mais!).
A lista está completa... pois, falta uma pessoa. Mas quanto a essa pessoa que falta, decidi não a incluir na lista de propósito. Porque acho que não tenho bem saudades. Não sei bem o que sinto, ainda estou a tentar perceber. Mas é qualquer coisa que é impossível pôr por palavras, é impossível descrever o indescritível. É um misto de qualquer coisa, não sei bem o quê ainda, e não me vou dar ao trabalho de tentar descobrir... Estou melhor assim, apenas com uma vaga ideia.
Saudades? Mais que muitas. E o único motivo é eu gostar tanto de vocês. Tanto podem estar no Brasil, em Coimbra, em Cascais, em Telheiras, em Madrid, no Norte ou simplesmente a dois quarteirões de distância; tanto posso não vos ver desde ontem, desde quarta feira, terça, desde domingo, desde o fim das aulas, desde há um mês ou desde Outubro... Tenho saudades, pronto.
E sei que estou a ser egoísta, mas quem me dera que estivessem aqui.

5 comments:

Z. said...

Ana nao sei o que hei de dizer... tu deixas-me sempre sem palavras! Amo-te mais do que qualquer coisa e no outro dia apercebi-me que és a pessoa que amo mais por todas as razoes! Tambem tenho saudades quando tou contigo... tenho saudades daquilo que estamos a passar no momento! Tenho saudades do que ainda nao aconteceu! Tu sabes que me transcendes! Que és a pessoa que também me compreende mais na vida! Porque és aquela pessoa especial! Que so nao nos casamos porque somos irmaos, como tu dizes! AMO-TE MAIS MAIS SUMMER... AMO-TE ESCANDALOSAMENTE!
AMO-TE HORRORES!
adoro todas aquelas siglas que nos inventamos
adoro quando estou contigo
adoro atrofiar contigo
adoro ter ciumes de ti
adoro adorar-te!
espero que tudo isto dure para sempre porque tu seras sempre a minha caixa de bombons!
Amo-te, e nao há mais palavras que eu possa dizer.

Anonymous said...

Bemmmm...confesso, dest x tas a deixar-m mm d boca aberta! dps d tds as coisas boas e más q já passámos juntas, dps d tds os atrofios, discussoes, pedidos de dsc, acamps, idas às compras, conversas, enfim TD começo a chegar à conclusao d q há pessoas q mudam e aprendem c os erros...felizment parece q és 1a delas! lembro-m perfeitamnt do dia em q t conheci...impossivel esqecer...conselho d guias, eu a passar e tu "OLA :D, eu sou a Sara Moreno " e eu fiqei aa olhar pa ti...e a pensar: "é completamnt louca..."!! Ms dps desse moment tnt coisa mudou.Actualmnt, olho pa trás e vejo cmo td está diferente...TU mudast, EU mudei, td mudou! Vamos lá esqecer as mudanças e vamos ao q interessa: miuda bgd por teres aparecido 1 dia n mnh vd e teres mudado tnt coisa. Ctg, c a tua maneira d ser, c td o q es...aprendi MTO e tu sbs q sim! É vdd q nem td sao coisas boas ms as boas superam as mas!;) s 1 dia disse "dps d td isto, nós nnc + vamos ser cmo eramos e eu nnc + qero ter por ela a amizade q tnh"...hj arrependo-m pq vejo d facto q o mundo dá mts voltas e em pouco tempo, td muda sem nos apercebermos! Isto já ta a ficar 1 bcd grande...é mlhr terminar e n vou fazê-lo sem deixar, + 1a x, 1 GRANDE OBRIGADO por td o q m tens ensinado e por m ajudares tnt!

Bjhs* ADORO-TE

p.s-Atenção c ela...LADRA d postais!! EU QERO OS MEUS POSTAIS DO MAGNUM..."olha q a VINGNÇA serve-s fria"(ou lá cmo é o ditadozeco...lol)

Anonymous said...

Es especial, entrast na minha vida de repente por causa dos nossos irmaos..eramos mesmo betas e eu ali no meio da quela gente toda foi a TI com quem me identifiquei e alias identifico!!!!! Es a pessoa mais Devil q ja vi mas acho q isso t torna especial tal como eu...pq no final d contas temos feitios iguais e as pessoas q dizem ah e tal feitios iguais chocam tao completamente enganadas pq eu ADORO esta menina que ta paqui a sorrir na foto ao lado com aquela carinha d menina anjo!!!! OLHA FILHA D ANJO NAO TENS NADA hmm tenho t aturado a dzr vamos embora logo no 3º dia e as tuas embirraçoes com as minhas amigas (you know) e como tu dizes e bem verdade q apesar d entrar gente nova na nossa vida nos somos sempre aquela base, e isso ng nos pode tirar nunca...pq tb n conseguem e impossivel!! Adoro aqueles bocadinhos d noite na colonia em q ta TODA a gente a tentar dormir e tamos nos com as nossas private jokes a anha.las bue como Gonçalo baptista e tal...e a comedia n perco isso por nada deste mundo, faz.m rir e rir e rir ate m doer a barriga:D bem vou parar por aqui mas e...s nao ainda faço.t chorar e mais eu...e temos eq guardar estas lagrimas todas para o dia 28 d agosto d todos os anos como acampantes ou monitoras...sim tu oh menina insensivel q n chora mas q m serve s ombro qndo tou eu cheia d lagrimas pq passou mais 1ano q eu adorei amei venerei....=) SO T AMO BOLA NOJENTE ESTUPIDA INSENVIEL CINICA PORCA BADALHOCA Q .....=P*

Anonymous said...

SARINHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ;D * Opá! senti.me logo bem vinda ao ver istoooooooo =) @ és assim o "AUGE" de fofa :D opá.. tá mesmo mta querido :)! Adoro-te IMENSO! E hope que saibas que ÉS sem duvida uma das pessoas mais importantes pra mim! E nota-se q ja n conseguimos tar separadas mt tempo =P anyway.. anseio por 30 de AbriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLLLLLL! :D Vais ser MINHA E SÓ MINHA! ;) pq amo qd me xamas estrelinha, amo o facto de seres uma caixinha de surpresas (boas! tipo esta ;P), adoro tratares-me como se fosse tua irmã mais nova ou filha ou assim uma coisa do genero =P, GOSTO IMENSOOOOOOO de saber q posso contar contigo pra qlq situaçao em q me encontre (ABAIXO AS VACAS! \m/), de saber q contas comigo :)... gosto de saber q existes e q tenho a sorte de seres minha amiga! =) SÓ TE AMOOOOOO GIGANTEMENTE :D @@@@@@@@@@
MTS BEijinhuzzzzz ** **
Muitissimo obrigada! por tudoooo ;)

Anonymous said...

SARINHA!
nao sei mesmo o que escrever so sei que é assim optimo ver o meu nome no meio dessas 8 pessoas....sarinha és mesmo assim o auge dos auges....=)acredita que tambem foste das pessoas que eu tive mais saudades quando tive na bela da terrinha de sub mundo...tipo és assim uma pessoa que eu adoro imenso..e como prova disso foi a minha reacçao quando li aquela tua mensagem que dizias que sabias que nao se morre de saudades mas que tu ias morrer...bem sarinha quando li isto só fiquei no auge da vida....e quando recebi aquela mensagem da telepatia...meu deus ate caí do sofá dei alto grito de felicidade nao tas bem a ver....!pa aserio eu amo-te mesmo és DECIDIDAMENTE um bocado enorme da minha vida...foste uma pessoa que apareceu do nada na mas que agora se desaparecesses eu nao sei nao....sem ti sarinha nao ia ser a mesma coisa....porque so aqueles segundos que nos vemos na escola ou o adeus de manha que me deixa tao feliz...acabassem eu so me matava....pa eu SO TE AMO MUITO MAIS MINHA MENINA...=))ah e mais uma coisa nunca te esqueças da tua pita mariazinha!