Friday, December 31, 2010

2010

Fim do curso, nova faculdade, mestrado, o mestrado que eu quero, dados lançados para a próxima saída e espera-se que seja em grande. O maior choque de sempre que nos pôs a todos a pensar, as minhas amigas de volta, o perceber quem é que está e quem é que é figurante, sai de cena quem não é de cena e dar mais valor a quem está de verdade. Uma dieta extremamente bem sucedida mas que não resistiu ao inverno - e antes disso, à padaria no verão. O melhor trabalho de sempre, o projecto que ainda não arrancou mas está quase quase. Mais um membro da família e menos nenhum, que desde já é uma coisa que eu agradeço todos os dias. Viagens sim, com a promessa de que mais virão, mais que em 2009 mas certamente menos que em 2011. O mackie e a canon, os meus kits preferidos do ano. Festivais (quase) todos, bilhetes conseguidos à última com a maior sorte do mundo, montanhas de música nova e 25 livros lidos. E finalmente, o fundo da fossa, o pior e maior drama da minha vida, o estar completamente naquilo que vulgarmente se chama merda. E crescer, e aprender, e eventualmente um dia olhar para trás e perceber que se não foi, não tinha que ser. De qualquer maneira, isso foi o grosso de 2010, e ninguém diria que de uma coisa tão má se conseguiriam derivar todas as outras boas de que falei antes. E tudo o que eu quero (cuidado com o que se pede, aprendi também) - é mais do bom: os mesmos amigos (e mais, já agora que este ano não me saí mal nesse campo), mais viagens (que começam já em Janeiro em NYC e conto que incluam um regresso a Paris, um a Londres e A tal viagem), já sei que o estudo vai ser a doer portanto mais força de vontade para estudar, mais risota, mais saídas, ler mais do que 25 livros (tough one), e que estejamos todos bem. Os "meus", obviamente.
2011 - here's to new begginnings. Here's to starting over.

Tuesday, December 28, 2010

ladies and gentlemen, he's back

Comecei a ver o Californication há pouco mais de um ano e vi tudo de enfiada até à altura em que tive que começar a esperar que os episódios saíssem. Foi amor à primeira vista, mas quando me falaram da série pela primeira vez, respondi que me era impossível dissociar o David Duchovny dos Ficheiros Secretos. A resposta que obtive foi pura e simplesmente 'Sara, quando conheceres o Hank Moody, nunca mais te vais lembrar do Fox Mulder'.
E foi verdade. Agora, depois de tantos meses que deixei de os contar, e de um último episódio que (juro) me levou às lágrimas, o Hank Moody está de volta. Dizia-se por aí que voltava a 9 de Janeiro, mas cá por estes lados já vi o primeiro episódio. A sensação é a do costume: soube a pouco, e mal posso esperar pelo próximo!

Monday, December 27, 2010

os últimos dias, os filmes e eu - em dois trailers

Fair Game (2010), ontem com a Rita



21 Grams (2003), hoje com todas em casa da S.

Acreditem ou não, a coincidência dos protagonistas é isso mesmo: uma coincidência. Andava para ver o segundo há séculos e quando comecei a encaixar as peças comecei a gostar imenso do filme. Quanto ao primeiro, um óptimo filme que dá para nos abrir os olhos sobre algumas coisas... Balanço muito positivo!

Thursday, December 23, 2010

tonight

visto que a escolha entre quem era a C.1 e a C.2 estava difícil portanto fica esta antes que cabelos sejam arrancados :)

4 meses mais tarde - sim, desde Agosto (!!!) - parece que hoje o nosso mote vai mesmo ser "back together". É que atrasos de aviões, visitas desencontradas e meses sem fim depois, já não era sem tempo!!

antevéspera

Depois de uma manhã em modo fim de compras de Natal (onde, confesso, só comprei presentes para mim), e depois do almoço, informo que 1) estou a postar directamente do mackie, e 2) estou a vegetar em frente à televisão sentada ao sol a ver o Mercy, e só estou a falar nisto porque estou há horas à procura de uma música que ouvi na série e que não consigo arranjar. Até já a encontrei mas fazer o download é que está difícil. Alguém se voluntaria para ma enviar? Sim? Early Christmas gift? :)


Wednesday, December 22, 2010

música do dia, directamente de 1996


Acordei com esta música na cabeça e acho mesmo que nunca tinha visto o videoclip. Feminismos à parte, é mesmo fenomenal não é?

comic sans criminal

Vamos admitir: é um problema social. Quantos de vocês já viram coisas sérias escritas em... COMIC SANS MS? Sim, isso mesmo. Aquele tipo de letra que toda a gente usava no 6º ano para escrever os convites para as festas à noite, mas que mesmo assim muitos tinham o discernimento de não usar nos trabalhos para a escola.

Assim, quando vi este site ri até chorar. É uma intervention ao Comic Sans. É o combater de uma doença que muitos não sabem que têm. É acção social. É a coisa com mais piada dos últimos tempos.

Monday, December 20, 2010

hoje foi assim:

e daqui a um ano há mais :)

agora em tempo real,

que os outros estavam programados. A meia-noite foi no carro, como é da praxe. Telefonema da família a sabotar toda e qualquer tentativa de me darem os parabéns à meia-noite certinha - o primeiro tem que ser, e é sempre, o meu pai. Este ano, uma surpresa e um cupcake de parabéns, e o "parabéns a você" (sim, esse mesmo contra o qual eu escrevi no post anterior) que me deixou mais comovida de sempre. E claro dois telefonemas do estrangeiro (!!), um da lavandaria em Paris, outro do aeroporto de Bruxelas com a melhor notícia: "vou embarcar agora!"; e uma mensagem de Barcelona.

22 anos é só daqui a 22 horas, mas so far so good para a primeira hora do meu dia, parece-me :)
Odiamos o “Parabéns a Você”

Estamos preparados para receber dezenas de emails a dizerem que não temos coração. Que o “Parabéns a Você” marca um momento bonito na vida de toda a gente, porque representa a celebração do aniversário, e que se não gostamos da canção é porque temos corações de pedra. Sim, sim. Estamos preparados, mas também estamos convencidos de que quando chegar ao fim deste texto o leitor mais céptico estará rendido. E isto nem vai ser uma guerra. Porque repare: não dizemos que odiamos cantar canções de parabéns. O que odiamos é esta canção em particular. Esta canção que ninguém sabe cantar, que ninguém canta bem. Se fosse possível Carlos do Carmo desafinar, até Carlos do Carmo desafinaria aqui. Lembra-se de alguma vez ter ouvido o “Parabéns a Você” ser bem cantado? Ou lembra-se de lhe ser confortável cantar o “Parabéns a Você”? É que nunca há um tom confortável para cantar isto. Não há. Resultado: momentos penosos e constrangedores e que não servem para nada porque no fundo nunca ninguém quer comer o bolo de anos. Portanto, perceba, não somos daquelas criaturas que odeiam aniversários e o Natal. Nós até gostamos de fazer anos. Não nos peçam é para cantar.

Ângela Marques in Time Out Lisboa, 30.11.2010

20.12.1988

22 - É HOJE!!

Sunday, December 19, 2010

aviso à navegação:

CUIDADO - é que hoje começa a semana 51, presentes e docinhos e bolinhos todos os dias, qualquer dia eu sou mesmo a Bunny!

antecipação



já estão lá em baixo à minha espeeeera!!!

sobre o lux

acho que deviam passar lá os Ghostbusters, ou então levar para lá o fantasma do Natal passado também, porque ontem a noite de certeza que foi a mais fantasmagórica dos últimos tempos. Uma percentagem de fantasmas elevadíssima! É tudo.

Saturday, December 18, 2010

fim do nível 1


Mas voltei à vida. E agora que olho à volta parece que passou aqui o furacão-estudos: papelada em toda a parte, desarrumação que não se aguenta, livros, revistas, roupa (!!) tudo ao monte e aos montes. Se queremos começar assim os 22 anos? Nem por isso. Se estou tão tão cansada que vou dormir até amanhã tardíssimo? Também não, que a hora aproxima-se e amanhã é dia de ir comprar presentes, e há que fazer uns sacrifícios do sono. E por falar em sacrifícios, os meus ao que tudo indica andam a valer a pena. E o caminho é para cima. Zimbora!

Tuesday, December 14, 2010

mas afinal, o que é que te tem impedido de ficar louca, sara?

Não, não é o nevoeiro em Lisboa, de tal ordem que quem está no arco da Rua Augusta não vê o Terreiro do Paço. É nada mais nada menos do que a minha customized playlist. Esqueçam a música do dia - em tempo de estudos, é uma lista inteira. A minha, é esta:

Sparklehorse - It's a Wonderful Life
Bombay Bicycle Club - Lamplight
Born Ruffians - Little Garçon
The Dodos - Walking
Fleet Foxes - Quiet Houses
Timothy Victor - Lady Belles
The XX - VCR
Edward Sharpe & The Magnetic Zeros - Home (RAC Mix)
Cold War Kids - Louder Than Ever
Kanye West - Love Lockdown
Lykke Li - Get Some
Gorillaz - Crystalised
Arcade Fire - The Suburbs
The National - Lemonworld
Trophy Wife - Microlite

Friday, December 10, 2010

soubesse eu que isto ia ser assim

E juro que tinha passado a manhã a ver séries. Enfim.

boas notícias ou antecipação de presentes de Natal

Parece que eu tenho razão quanto às surpresas maravilhosas da semana 51. Os Gorillaz vão lançar no dia 24 o vídeo de uma música nova, e no dia 25 disponibilizam o quarto álbum da banda totalmente grátis. Apesar de esta semana Damon Albarn ter dito que "Plastic Beach" poderia ser o último álbum da banda, parece que afinal... O álbum foi inteiramente gravado no iPad, o que é uma coisa que me faz confusão porque sou um bocado leiga no assunto. É esperar para ver! Leiam a notícia aqui.

querida estatística, parte 2

quando chegarem as 18h30 até penso que é mentira.

lamento, estatística

mas não tenho mais uma hora da minha vida para te dedicar antes de me ir deitar e calling it a day. Portanto é bom que te despaches antes de acabar de tocar o "Best of Costes" que é para eu ir para casa, pode ser?

Thursday, December 09, 2010

frustrações

faltam. seis. exercícios. argh.

DW 1993 - 2010

Contador de histórias não consigo dormir... conta-me uma história, faz-me sorrir. Aquele som que mostra que não é acidente ter o dom de mover muito boa gente; relaxa e aprecia este pedaço de arte. Bom... nós não temos que, mas podemos se. E eu como toda a gente já 'tou stressado: quando tens a harmonia, não importa o nome que lhe dás. Dá-me a tua imbecilidade e uma aspirina... encostei-me para trás na cadeira do convés e fechei os olhos. Vem fazer de conta, eu acredito em ti. Um dia destes, quando eu ganhar juízo... Às vezes parece que luto sempre contra moinhos de vento, como se fosse o D. Quixote perdido sem alento. É tudo bom baby, soma e segue, sem parar! Adivinha quem voltou, comeu e não calou? Ainda te lembras? Tu sabes que sim... Não há nada de novo, não há nada de anormal, e as cenas desenrolam-se de forma casual. Real, a alegria de ter música todo o dia. Nunca me deixes, preciso de ti! E somos grandes, gigantes, com dez metros de altura. No princípio era o verbo, a palavra vem depois... Como no som do Jay "I still can smell you in my clothes", a melodia do teu riso, digna de um Fender Rhodes. Visto-me de branco bem alegre no meu luto, saio para a rua mais contente que um puto. Já não posso passar sem ti, já não posso viver sem ti. Tudo bem o que é que fazes puto? Nada baby, nada... O que é que foi, não te rias de mim, ri-te para mim! Aqueles que amamos, seguimos, respeitamos, são uma certeza garantida. O bilhete é só de ida... Andas a viver com o cérebro dormente, baza com o puto para um nível diferente! Mata-me de novo, só mais um bocadinho... Eu gostava de ser bicho 'pra comer o bicho que te come. Faz o que quiseres 'pra mim 'tá tudo bem... Se ao menos pudessemos ficar para sempre putos... Trago-te a morte do artista, a minha ou a tua?
Muda o teu mundo, que eu mudei o meu.

Hoje mudámos mesmo. Todos. Até sempre, doninha!

Tuesday, December 07, 2010

é o que dá os dias só terem 24 horas


Foi ontem, no Casino de Lisboa - e grátis, ainda por cima! - que os Expensive Soul estiveram a tocar. Esta é a minha preferida (por razões nada relacionadas com o narcisismo ou egocentrismo ou outra coisa na mesma linha de pensamento) do último álbum. Tive mesmo pena de não ir, mas ao menos tive gente atenta na plateia que me ligou assim que eles gritaram "SARA!" Alguém foi?

coisas absolutamente surreais - onde mais, senão aqui?

já alguém tinha lido esta notícia, no DN de 29 de Novembro?

Depois da troca de seringas, a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida vai distribuir um novo kit de prevenção da doença em 2011,a que chamou Kit Snif. Como o nome indica, é um conjunto de materiais assépticos para consumir droga inalada, como a cocaína. Em breve, vai ser testado outro kit, mas com cachimbos e boquilhas descartáveis.
Maria José Santos, responsável do programa Troca de Seringas, explica ao DN que "há evidências de que a palhinha que é usada para snifar possa ser um meio de transmissão do VIH mas sobretudo da hepatite C. Isto porque o consumo inalado provoca sangramentos e seca as mucosas, que ficam feridas. A partilha destes materiais torna-se um risco", avança.
Embora o risco de transmissão pela via intravenosa seja maior, "estamos a notar que os hábitos dos utilizadores de droga estão a mudar . Há um decréscimo do uso de drogas injectáveis, por isso, temos de chegar a todos os utilizadores".
Este ano, estes kits estiveram em fase de teste. Depois da aquisição de três mil kits, o material vai agora começar a ser produzido no País para, posteriormente, chegar aos utilizadores. Foram as equipas de rua do IDT que o distribuíram e, de acordo com os questionários respondidos pelos utilizadores, 86% recomendariam o seu uso.
O kit contém duas palhinhas, dois toalhetes, espelho, duas ampolas de água destilada, um recipiente, um preservativo e gel lubrificante. Se o mesmo chegou aos utilizadores através das equipas de rua, Maria José Santos considera que em 2011 a distribuição terá de ser diferente: "O consumo de snif não é de rua, mas da noite, mais fechado e recreativo. Temos de pensar em fazer chegar estes kits aos locais de consumo, como as casas de banho nas discotecas." Uma medida que "pode contribuir para o abandono do consumo injectável, o que é positivo".
A coordenação está em conversações com a Associação Nacional de Farmácias para que distribuam os kits nos estabelecimentos, à semelhança dos de seringas, distribuídos em 1380 locais. O mesmo vai acontecer com os cachimbos. "Já os temos e vamos testá-los."

GEL LUBRIFICANTE? C'mon. A sério? Sou a única que acho um abuso os impostos dos portugueses andarem a pagar esta brincadeira do Snif Kit?

Monday, December 06, 2010

post lamechas

há dias em que tenho tendência a pensar bem alto: obrigada senhor inventor do Skype. Hoje foi um desses dias. ♥ ♥ (um por semaninha!)

inspirar e expirar, dizem que é essa a solução

Há três rapazinhos, homens, miúdos, o que lhes quiserem chamar, que gosto muito deles sim senhor, mas que se andam a esforçar para dar comigo em maluca

E não, não é de todo no bom sentido. Queriiiidos.

Sunday, December 05, 2010

perspectivas de Domingo:

está mais calor na rua do que dentro de minha casa - o que, se não fosse a chuva e o vento que não se aguenta, ia de certeza fazer com que fosse estudar para a varanda. Dois episódios para ver (é melhor ser já, senão não estudo nada). E queria começar a wishlist, mas não tenho saco - o que na verdade é péssimo porque só faltam 15 dias! Fica então a música de Domingo (música? mais uma?).

Saturday, December 04, 2010

mais um post musical

Lembram-se de ter falado desta música? (não? pois vão lá ver.) Hoje, e quase um ano depois, finalmente já a tenho no computador. É todo um mundo de oportunidades para, por exemplo, ir no trânsito a ouvi-la.

Mais, que tenho uma confissão a fazer. Acordei a cantar o Teenage Dream da Katy Perry. Isto é grave. Grave principalmente porque não há maneira de parar. É que o meu irmão daqui a bocado está a perguntar-me se está tudo bem, ou se preciso de alguns comprimidinhos.

Friday, December 03, 2010

momento musical directamente de 1998

para acabar o dia - e porque estou com esta música na cabeça, vinda sabe-se lá de onde (eu sei, é mesmo de 1998 e do canal Viva que aí aparece em baixo) e que, surprise, foi das primeiras músicas que eu saquei no Kazaa (para terem noção de em que vida é que isto se passou). Estes tipos (alemães) basicamente são o que se chama um one-hit-wonder: esta música foi genial, mas nunca mais ninguém ouviu falar deles. E o ano passado - surpresa! - a banda separou-se. Fica então a dita, que justiça lhe seja feita, é mesmo muito agradável. Mesmo 12 anos mais tarde.

Will you still recall my name/ And the month it all began/ Will you release me with a kiss?

lamento imenso,

mas a coisa mais interessante que me aconteceu nos últimos dois dias foi estar hoje no escritório, olhar pela janela e estarem uns tipos de colete cor de laranja a fazer rappel no Hotel Tivoli, para pôr as luzes de Natal. E eu tenho cá para mim que se é só para dar notícias destas, mais vale a pena não vir aqui dizer nada. Ou então só o comentário que o meu irmão costuma fazer (nunca direccionado a mim, thank God): NO LIFE.

Wednesday, December 01, 2010

balanço de todo um feriado #1

Compras, check
pintar as unhas, check
90210, check
organizar umas músicas, check
mais compras sem sair da secretária, check
preparar tudo para pôr no correio amanhã, check
fazer caso de AIC, check
apanhar frio nos pés, check
se ficou muito por fazer ainda? check, check, check.

lucky me, destiny was wearing Lanvin this time.*


Ontem depois de ter percebido que fiz um erro crasso ao deixar a minha saia à mercê de uma qualquer, tomei a decisão de acordar bem cedinho e ir à H&M buscá-la - até porque de manhã havia 20% de desconto e achei mesmo que tinha que ser rápida. Com a maior fé de que ninguém a tinha comprado, ontem.
Demasiada confiança? Talvez. O que acontece é que hoje acordei às 11 da manhã. Merda, já foste, pensei eu. Mas levantar, tomar o pequeno almoço, e vamos à H&M na mesma ver se ainda lá está.

Lisboa está linda, hoje. 20 graus. Não há trânsito. Está sol. Poucas pessoas na Baixa e no Chiado. Directa ao sítio onde ela estava ontem, no meio dos vestidos cor de rosa (todos 42, btw) lá estava ela. Mais escondida do que ontem - cheira-me que alguém não teve a mesma sorte que eu. No ipod tocava (perdoem o que vai acontecer agora) o último dos LCD Soundsystem, This is Happening, e eu pensava que estava MESMO a acontecer enquanto me dirigia aos provadores, e experimentava, e ficava óptima, tamanho certo, linda, maravilhosa.
Saí da H&M com o meu saco e o meu irmão comentou que eu estava com um ar ridículo, que parecia que tinha salvo o mundo com a minha compra. O mundo, talvez não. Mas já tenho a saia!! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥


*aqui também se pode ler "os ratos continuam com sorte" ou "crónica super maçadora de uma compra de sucesso."

coisas que começam a preocupar a família (e a mim, por acréscimo)

Under the Penal Code, the commission of the following offences may result in the death penalty:

  • Waging or attempting to wage war or abetting the waging of war against the Government*
  • Offences against the President’s person (in other words, treason)
  • Mutiny
  • Piracy that endangers life
  • Perjury that results in the execution of an innocent person
  • Murder
  • Abetting the suicide of a person under the age of 18 or an "insane" person
  • Attempted murder by a prisoner serving a life sentence
  • Kidnapping or abducting in order to murder
  • Robbery committed by five or more people that results in the death of a person
  • Drug trafficking
  • Unlawful discharge of firearms (firearms are heavily restricted in the city)

Under Schedule 2 of the Misuse of Drugs Act, any person found in possession of more than the following quantities of drugs receives a mandatory death sentence:

  • (a) 100 grammes of opium;
  • (b) 3 grammes of morphine;
  • (c) 2 grammes of diamorphine;
  • (d) 15 grammes of cannabis;
  • (e) 30 grammes of cannabis mixture;
  • (f) 10 grammes of cannabis resin;
  • (g) 3 grammes of cocaine;
  • (h) 25 grammes of methamphetamine;
  • (i) 113 grammes of ketamine; or
  • (j) 10 grammes of any or any combination of the following:
  • (j1) N, α-dimethyl-3,4-(methylenedioxy)phenethylamine;
  • (j2) α-methyl-3,4-(methylenedioxy)phenethylamine; or
  • (j3) N-ethyl-α−methyl-3,4-(methylenedioxy)phenethylamine,


The Act, to some degree, reverses the usual burden of proof in common law jurisdictions. Under the Act any person found in possession of more than the prescribed amounts is presumed to be trafficking. Any person who has in their possession a key to a premises where drugs are found is presumed to be in possession of the drugs since "Any person who is proved to have had in his possession or custody or under his control —

(a) anything containing a controlled drug;

(b) the keys of anything containing a controlled drug;

(c) the keys of any place or premises or any part thereof in which a controlled drug is found; or

(d) a document of title relating to a controlled drug or any other document intended for the delivery of a controlled drug,

shall, until the contrary is proved, be presumed to have had that drug in his possession."

Furthermore, any person who is proved or presumed to have had a controlled drug in his possession shall be presumed to have known the nature of that drug.


Tudo isto e muito mais, em Singapura. Bora lá.

dezembro, 12 meses à tua espera...

e FINALMENTE estás de volta