Saturday, October 15, 2005

"Eu sabia que era um erro voltar a ver a Inês, mas há quem aprenda com os erros e quem os aproveite para criar hábitos. A Inês não foi um erro. Pelo contrário (...). Mas não devia ter lá ido, nem devia ter lá ficado a dormir com ela. Para quê, se sei perfeitamente que não vou voltar a andar com ela, e depois de tudo o que ela passou po causa de eu ter acabado? Mas eu não podia resistir, era impossível. Aprendi, desde muito cedo, a resistir tanto ao que me pode fazer mal como fazer bem. Se calhar, é por isso que nunca me apaixonei a sério por ninguém, e, para mim, as mulheres sempre foram de consumo rápido e fácil. Quando se treina o corpo e o espírito a não criar laços, é muito mais fácil viver. Ascende-se a uma espécie de levitação, onde ninguém nos toca, e vemos o mundo por cima. A Inês é o oposto de mim. Voa alto, sonha com tudo e imagina cenários impossíveis e, depois, quando cai, fica totalmente destruída. Não se sabe proteger, nunca soube, e faz-me impressão a forma desprotegida como se entrega à vida. (...)
Não preciso de amor, não preciso de nada nem de ninguém, a não ser do meu irmão, dos meus amigos. Laços sem nós, gratuitos, que nada me impeça de viver como quero e de fazer o que me apetece.
Mas não percebo o que aconteceu, quero falar com ela, ouvir a voz dela, perceber como se sente, o que é que se passa. (...)
Já sei. Escrevo-lhe (...). As palavras escritas são mais sérias, mais sinceras, mais certas e ouvem-se melhor. (...) Conto-lhe como tudo aconteceu, explico-lhe como me sinto, e que nunca lhe quis fazer mal, que a guardo comigo para sempre, que, se pudesse, dava-lhe tudo o que ela quer e merece, mas não posso porque não sei. Porque não é isso que eu quero, porque sou feito de outra matéria (...).
Agora que penso nisto tudo, tenho tantas coisas para lhe dizer que nem sei por onde começar. Talvez comece pelo fim (...) De como eu gostava, daqui a uns anos, que nos voltássemos a encontrar (...) e dar-lhe o que agora não posso, não quero, ou não sei."

Margarida Rebelo Pinto - Alma de Pássaro

E este Miguel que não aprende...!

1 comment:

Anonymous said...

eu eq n me quero meter com migueis nunca...já vou prevenida para futuros...lol esse livrooo..aiaiai! é lindo né?! e é a alma dele...o Miguel! Amote menina PREFERIDA de todas...sbs q SE eu tivesse uma melhor amiga...=P